CURSO DE EXTENSÃO
Cartovivências nas Periferias da Cidade
O curso de extensão ‘Cartovivências nas Periferias da Cidade’, que buscará articular cartografia social e escrevivência, com base na oralidade, nos mapas e nas escritas produzidas por estudantes do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), das unidades Ermelino Matarazzo, Lélia Gonzalez, Parelheiros e Perus.
Destinada exclusivamente a estudantes do Centro Integrado Educação de Jovens e Adultos (CIEJA). Esta ação contará incialmente com três oficinas em cada unidade e uma participação aproximada de 80 estudantes.
CURSO DE EXTENSÃO
Cidade de São Paulo: Território indígena, negro e nordestino
Objetivo: Em função do aniversário de 470 anos da Cidade de São Paulo, este curso de extensão tem como objetivo contribuir com um diálogo teórico e prático sobre o apagamento histórico de grupos populares na formação territorial paulistana
Público-alvo: Docentes de ensino básico da rede pública, estudantes universitários (graduação e pós-graduação) e sociedade civil organizada
Vagas: 50 (públicas e gratuitas)
Data de realização (presencial aos sábados)
18/05, 25/05, 08/06 e 15/06 de 2024
Horário: 8:00 às 12:30
CURSO DE EXTENSÃO
CARTOGRAFIAS PERIFÉRICAS:
Introdução ao Sistema de Informação Geográfica (SIG)
O curso de extensão “para Cartografias Periféricas: Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG)” justifica-se pela necessidade de autonomia à população periférica para produzirem seus próprios mapas digitais, voltados à representação das desigualdades socioespaciais dos lugares onde vivem e/ou focos de interesse.
Objetivos
Este curso de extensão visa introduzir a teoria e prática do Sistema de Informação Geográfica (SIG) relacionada à produção de mapas digitais, para representar as desigualdades socioespaciais em termos de infraestruturas, serviços públicos e oportunidades desde as periferias da metrópole de São Paulo.
Mesa Redonda “TRAVESSIAS URBANAS E BIOGRAFIAS DAS (I)MOBILIDADES EM DEBATE
Evento voltado à apresentação e reflexão sobre os resultados do curso de extensão “Travessias Urbanas e Biografias das (i)mobilidades”, realizado no primeiro semestre de 2021, para a comunidade dos Uniceu's de Capão Redondo, Cidade Tiradentes e Perus.
As mesas contaram com a presença do coordenador do curso de extensão da Unifesp, coordenador/as de cada um dos polos e estudantes convidados/as que participaram do curso de extensão.
CURSO DE EXTENSÃO
TRAVESSIAS URBANAS E BIOGRAFIAS DAS (I)MOBILIDADES: mapeamento colaborativo digital em tempos de pandemia
Objetivos
Propor atividades baseadas na metodologia da cartografia colaborativa digital como forma de refletir sobre as vivências e experiências urbanas dos moradores das periferias e estudantes dos Uniceu's, no que se refere aos em seus deslocamentos ou situação de isolamento social, problematizando as suas condições de (i)mobilidades cotidianas no contexto de pandemia na metrópole de São Paulo.
Este curso de extensão foi planejado inicialmente para ser realizado presencialmente a partir de março de 2020, mas devido a pandemia do novo coronavírus foi adiado e reformulado de maneira remota, sendo realizado nas seguintes datas:
Uniceu Perus: 18 e 20 de maio de 2021
Uniceu Capão Redondo: 25 e 28 de maio de 2021
Uniceu Água Azul (Cidade Tiradentes): 8 e 10 de junho de 2021
App de mapeamento colaborativa para alertas de situações de lotação nos transportes coletivos na região metropolitana de São Paulo (RMSP). Realizado no dia 06.11.20, às 19:00
Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=a_Yw-Ptdtss&t=2117s
Objetivo: Propor uma articulação em rede com os mais diversos agentes do setor acadêmico, docência, servidos públicos e sociedade civil organizada interessados na formação e debates sobre temas relacionadas a mobilidade urbana, sendo nesta segunda versão, enfocando a questão da desigualdade e pandemia.
Programação do curso
1. Desigualdade, Mobilidade e Saúde (13/06/2020)
Glaucia Pereira (Multiplicidade Mobilidade)
Sérgio Lima (Associação Jd. Helian – Itaquera)
Thiago Guimarães (Universidade de Leeds)
Coord.: Silvana Zioni (UFABC)
2. Território, Movimento e Ação Política (20/06/2020)
Kelly Fernandes (Idec/ Cidadeapé)
Silvia Lopes (Campus Zona Leste – Unifesp)
Marcelo Martins (Love CT Inclusão e Resgate)
Coord.: Flávia Ulian (Fatec Tatuapé)
3. Mobilidade, Pandemia e Periferia (27/06/2020)
Jô Pereira (Ciclocidade)
Ricardo Barbosa da Silva (Campus Zona Leste – Unifesp)
Ricardo Machado (Giro Preto)
Coord.: Kelly Carmo (Mestranda da Each- Usp)
Disponível no canal do youtube do rede mobilidade periferias:
Objetivos
Propor atividades baseadas na cartografia social como forma de compreender a mobilidade cotidiana das crianças no trajeto escolar com a participação de estudantes de graduação e extensão do campus Zona Leste da Unifesp e estudantes do ensino fundamental II da E.E. José de Oliveira Orlandi.
Programação do curso
1.Oficina de Cartografia da Ação Social para Mobilidade de Crianças (22/10/2019)
2.Realização da Oficina de Cartografia da Ação Social para Mobilidade de Crianças (29/10/2019)
3.Trabalho de Campo com as Crianças no Entorno Escolar (05/10/2019)
4.Socialização dos resultados da Atividade (12/11/2019)
Objetivo: oferecer palestras para contribuir na formação e debates sobre temas fundamentais relacionadas a mobilidade urbana.
Programação do curso
1. Mobilidade e Política
Profa. Dra. Silvana Zioni (UFABC) (10/08/2019)
2. Segregação e Mobilidade
Prof. Dr. Tiaraju Pablo D’Andrea (Campus Zona Leste – Unifesp) (24/08/2019)
3. Território e Mobilidade
Prof. Dr. Marcos Antônio Xavier (Campus Zona Leste – Unifesp) (14/09/2019)
4. Mobilidade e Métodos
Profa. Dra. Flávia Ulian (Fatec Tatuapé) (19/10/2019)
5. Mobilidade e Tempo de Deslocamento
Prof. Dr. Ricardo Barbosa da Silva (Campus Zona Leste – Unifesp) (09/11/2019)
Projetos de Extensão
Mapeamento Colaborativo Sufoco: Lotação nos transportes coletivos
Este projeto busca mapeamento digital colaborativa busca torna-se uma ferramenta para alertar as situações de lotação nos transportes coletivos na região metropolitana de São Paulo, que se agravam no contexto da pandemia. Serão utilizadas plataformas digitais colaborativas e/ou aplicativos de smartphone para inserção destes dados. Os resultados esperados são a produção e divulgação contínua de mapas e relatórios de avaliação alertando a lotação nos transportes coletivos. (2020 a atual)
Rede Mobilidade Periferias: formação e debates
Visa tornar-se um espaço de referência para os estudos e compreensão das diversas matizes relacionadas a temática da mobilidade urbana. Para tanto, este projeto se funda sob o pressuposto da indissociabilidade das atividades de pesquisa-ensino-extensão e da articulação em rede entre as mais diversas iniciativas da sociedade civil. Assim, essas ações poderão contribuir à formação e ao debate público à sociedade civil, em especial, os graduandos e pós-graduandos de campos multidisciplinares, professores de ensino básico ao superior, planejadores e servidores do setor público, movimentos sociais, coletivos e ativistas ligados a temática. (2019 a atual)