Autor: Ricardo Barbosa da Silva
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Sinopse
Este livro baseia-se na análise da dimensão temporal para a explicação do processo de segregação espacial, em função das classes sociais e das raças na metrópole de São Paulo. Esta pesquisa contribuir para evidenciar esse fenômeno, ao demonstrar por diversos ângulos que a segregação não é apenas espacial, mas também, temporal, como uma barreira invisível que une os pobres, negros e periféricos, separando-os dos ricos, brancos e moradores das zonas de centralidades da metrópole. Nesta obra, trata-se de uma chave explicativa fundamental para ajudar a revelar uma sociedade urbana paulistana cindida pela desigualdade e racismo e, portanto, ainda precisa acertar as contas históricas com a cidadania no território. Os capítulos deste livro é, em grande medida, resultado de um projeto de pesquisa coordenado pelo autor nos anos de 2019 a 2022, assim como, tributários de atualizações e avanços em suas proposições teóricas e metodológicas neste tema de pesquisa.
Silva, R. B. Segregação espaço-temporal: lentidão periférica, classe e raça na metrópole de São Paulo. São Paulo: Perrengue Edições / Redemopes-Unifesp, 2025.
Autor: Ricardo Barbosa da Silva
Resumo
As mobilidades desiguais são problemáticas que afetam as metrópoles ao redor do mundo. Entretanto, nas metrópoles dos países periféricos do capitalismo estas problemáticas são ainda mais latentes. Nas metrópoles brasileiras, particularmente, na metrópole de São Paulo, os mais pobres, negros e moradores das periferias são submetidos historicamente a uma péssima condição de mobilidade cotidiana, marcada por políticas de mobilidade que privilegiam a circulação de automóveis em detrimentos de transportes ativos e coletivos, sendo estes, geralmente, lotados, dispendiosos de tempo e gastos familiares. Este livro, “Mobilidade Desiguais”, é resultado dos projetos e ações do grupo de pesquisa-ensino-extensão Rede Mobilidade Periferias (Redemopes), que justamente visa trazer ao debate público estas problemáticas, relacionadas à temática da mobilidade urbana em território das periferias urbanas das cidades brasileiras.
Silva, R. B. Metodologia para a prática do mapeamento colaborativo digital: uma proposta do curso de extensão "Travessias urbanas e biografias das (i)mobilidades" – material didático. São Paulo: Edições Redemopes, 2022.
Mobilidades Desiguais
Organizadores: Ricardo Barbosa da Silva, Silvana Zione e Flávia Ulian
Resumo
As mobilidades desiguais são problemáticas que afetam as metrópoles ao redor do mundo. Entretanto, nas metrópoles dos países periféricos do capitalismo estas problemáticas são ainda mais latentes. Nas metrópoles brasileiras, particularmente, na metrópole de São Paulo, os mais pobres, negros e moradores das periferias são submetidos historicamente a uma péssima condição de mobilidade cotidiana, marcada por políticas de mobilidade que privilegiam a circulação de automóveis em detrimentos de transportes ativos e coletivos, sendo estes, geralmente, lotados, dispendiosos de tempo e gastos familiares. Este livro, “Mobilidade Desiguais”, é resultado dos projetos e ações do grupo de pesquisa-ensino-extensão Rede Mobilidade Periferias (Redemopes), que justamente visa trazer ao debate público estas problemáticas, relacionadas à temática da mobilidade urbana em território das periferias urbanas das cidades brasileiras.
SILVA, R. B., ZIONI, S., ULIAN, F. (Orgs.). Mobilidades desiguais. São Paulo: Instituto das Cidades. Universidade Federal de São Paulo, 2022.
ÚLTIMO ARTIGOS CIENTÍFICOS
SILVA, RICARDO BARBOSA DA. Segregação espaço-temporal: tempo de deslocamento que une e separa classes e raças. CADERNOS METRÓPOLE, v. 26, p. 561-587, 2024.
SILVA, R. B.. Travessias Urbanas e Biografias das (I)mobilidades: uma abordagem da geografia temporal desde as periferias na metrópole de São Paulo. GEO UERJ, v. 1, p. 1-27, 2024.
SILVA, R. B.. Tempo de deslocamento como barreira à acessibilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Brasil. REVISTA GEOGRAFARES, v. 4, p. 329-352, 2024.
SILVA, R. B.. Tempos Desiguais na Mobilidade: Homens e Mulheres Lentos na Metrópole de São Paulo. Caminhos de Geografia, v. 24, p. 67-84, 2023.
SILVA, R. B.. Vidas no sufoco nos transportes na pandemia: um App de mapeamento colaborativo para alerta de lotação na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). CONFINS (PARIS), v. 1, p. 1-24, 2023.
SILVA, R. B.. Mobilidade Precária na Metrópole de São Paulo. CADERNO DE GEOGRAFIA, v. 32, p. 289-323, 2022.
SILVA, R. B.. Motoboys in São Paulo, Brazil: Precarious work, conflicts and fatal traffic accidents by motorcycle. Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, v. 8, p. 1-8, 2020.
ÚLTIMO ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO
SILVA, R. B.. Mototáxi em São Paulo: Decifra-me ou te devoro. Le Monde Diplomatique (Brasil), 25 mar. 2025.
SILVA, R. B.. Tão longe do plano: lugar da mobilidade e periferias no zoneamento de São Paulo. Le Monde Diplomatique (Brasil), 22 jan. 2024.
SILVA, R. B.; ASHINI, T. Y. ; CONCEICAO, L. G. P. ; ALMEIDA, C. R. . O sufoco da lotação nos transportes na pandemia: um aplicativo de mapeamento colaborativo na RMSP. Outras Palavras, 14 jan. 2021.
SILVA, R. B.; RAIMUNDO, S. L. . Periferias fora do mapa: um manifesto por informações sobre mortes por covid-19 em SP. Carta capital, Site, 19 maio 2020.
SILVA, R. B.. Mobilidade e os trabalhadores da entrega na pandemia. Site da ANTP, 30 abr. 2020.